segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O maior Espetáculo da Terra!!!!!...

... e assim Igor Sant'Anna iniciava a convocatória para o espetáculo e ao mesmo tempo apressava Carla de Miranda que acabava de se maquiar ali, sentada, em frente ao público. O público enquanto isso ia se juntando em volta pra ver o que iria acontecer. Já preparados com suas vestes paspalhas os dois iam começando ali, com a cara nua, anunciando ao público que o espetáculo iria começar.

Com um carisma clownesco já instalado, todos já sentiam a presença de Didi Siriguela e Caxambó que iam aparecendo aos poucos para todos. Foi assim nesse final de semana de 15 e 16 de novembro na Feirinha do Mauá(Jardim dos Namorados) e no Parque de Pituaçu.

No processo de experimentção da construção de seus espetáculos de rua Igor Sant'Anna e Carla de Miranda procuraram colocar em prática todos os passos que aprenderam na oficina "o Clown e a rua" ministrada pelo palhaço argentino Nanny Cogorno, no FIAC (Festival Internacional de Artes Cênicas) ocorrido aqui em Salvador-Ba de 24 a 31 de outubro. Iniciavam uma convocatória do público, depois iam se apresentando e faziam seus espetáculos apresentando números clássicos de palhaço.


Na Feira do Mauá , entre as próprias barracas ao som de Zé Costa, Didi Siriguela tentava ensinar Caxambó a dançar forró enquanto este, todo desengonçado fazia uma dança maluca, para o azar de Didi Siriguela e sorte do público que se acabava de rir com as tentativas mal sucedidas.(vide vídeo abaixo desta matéria)

No Parque de Pituaçú a dupla já inventava outra entrada ao som das palmas do público que ajudava o espetáculo depois dos pedidos de Caxambó que dizia:"a gente é artista de rua então não temos som nem nada, será que vcs poderiam ajudar batendo palmas?"

De uma maneira ou de outra a dupla continua na ativa levando essa arte nobre do palhaço para as feiras e espaços públicos de Salvador. Como disse Carla de Miranda: "Desde a idade média as figuras cômicas estavam nas feiras. Acredito que desde aquele tempo as feiras nunca foram um lugar pras pessoas comprarem somente, mas um pretexto para as pessoas se encontrarem, compartilharem, se socializarem e acessarem as diversas culturas, as diversas manifestações culturais."

Segundo nossa entrevistada Arjuna Iúa, ex-integrante da coordenação da Feira de Artesanato do Mauá: "Manifestações culturais como a apresentação de Didi Siriguela e Caxambó são de fundamental importância para um espaço que se propõe promotor das artes e dos artesões. Esses dois são artesões do riso e tornam-se mais uma atração para as famílias que vêm conhecer novas criações artísticas"

Didi Siriguela e Caxambó estarão se apresentando todo domingo no Parque de Pituaçú , às 10 horas da manhã. Não percam!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Vejam vídeo abaixo com lembranças da Feira de Mauá:

Nenhum comentário:

Postar um comentário