Portifólio Cia Pé na Terra

A Cia Pé na Terra foi fundada em 2007, em Salvador/Bahia, pelos palhaços Didi Siriguela (Carla de Miranda) e Caxambó (Igor Sant’Anna). Hoje fazem parte do grupo o palhaço Zedispeto (José Diego) e o Mágico Coringa (Nelson Aguiar).

A Cia atua na rua aproximando as técnicas da palhaçaria clássica com a moderna. O objetivo da companhia é a disseminação da arte do palhaço através do fortalecimento da pesquisa de múltiplas técnicas artísticas associadas à busca da ludicidade como ferramenta político-educativa de cura das neuroses coletivas, típicas da contemporaneidade, com o “Pé na Terra e a Cabeça nas Estrelas”. Esta pesquisa perpassa tanto pela busca do típico palhaço brasileiro como pela universalidade comunicativa da arte do palhaço.




Desde 2008 realiza ações artísticas no Parque Metropolitano de Pituaçu visando o fortalecimento deste espaço público-ambiental, através de uma programação permanente, aos domingos. Neste projeto a Cia. Pé na Terra iniciou práticas de princípios que foram mais tarde disseminadas através do movimento Abre-Rodas


A ação artística em eventos tipo feiras de artesanato constituiu parte de sua pesquisa sobre um processo saltimbanco. Além de conviver com a Feira Reviva o Parque a Companhia também atuou durante a realização da Feira de Artesanato do Mauá no Jardim dos Namorados, Salvador, Bahia .
 


Movimento Abre-Rodas (MAR de Palhaços)

A Cia Pé na Terra é responsável pela criação e manutenção do Movimento Abre Rodas, juntamente com a Cia. Obscena de Artes, que tem por principal função criar e manter a  cultura de rodas que cultivem e disseminem a arte do palhaço e da arte de rua em Salvador, além da democratização do acesso à arte, evitando que ela se restrinja a teatros poucos visitados pela maioria da população. Outro princípio inclui o enraizamento do artista de rua no espaço público, e o palhaço como um educador social local que contribui para o desenvolvimento do território.




O Movimento Abre Rodas realizou em 2010 a ocupação de 4 praças em diferentes bairros da cidade (Pituba, Campo Grande, Pituaçu, Dique do Tororó) mantendo apresentações durantes os finais de semana com diferentes atrações, incluindo rodas de improvisações e capacitação profissional de cerca de 30 artistas/palhaços.
 




Eventos, Encontros, Convenções e etc.
 A Cia. Pé na Terra vem atuando na cidade de Salvador marcando presença em diversos eventos circenses. São encontros de artistas para promover trocas de saberes e fortalecer a disseminação da arte. Dentre eles estão Encontro de Malabares, Arte e Cultura ; Grande HeinComTraço de Palhaço; Convenção Baiana de Malabarismo Circo e Arte de Rua; e Projeto Cabaré Total e Encontro Nacional de Estudantes de Artes




















Convenção Baiana de Malabarismo, Circo e Arte de Rua





Durante a Convenção Baiana de Malabarismo Circo e Arte de Rua a Cia Pé na Terra atuou em três momentos: apresentando seu espetáculo de trio “Tcharacutchara”, apresentação de números no Cabaré Nordestino e também coordenando o Cortejo pelo Parque de Pituaçu




Grande HeinComTraço de
Palhaço
Organizado pelo Grupo Nariz de Cogumelo teve sua primeira edição em 2010, e contou com a participação de mais de 40 artistas, entre palhaços, circenses, dançarinos, músicos e outros, todos atuantes na arte de rua.
Cia Pé na Terra uma apoiadora, contribuindo com o encontro apresentando espetáculos, oferecendo oficinas e participando dos Cabarés de Variedades.
 
 
 

 





















Cabaré Total

Projeto colaborativo entre grupos de palhaços e artistas independentes que visava a experimentação,  criação e intercâmbio, assim como o exercício da direção em shows de variedades.


Através do Cabaré Total a Cia. Pé na Terra fez diversos laboratórios que contribuíram para o aprimoramento e criação de seus espetáculos “TcharaCutchara”, “O maior Espetáculo da Terra” e “Baião de Dois” (ainda em construção).


 






























Duas edições do projeto Cabaré Total foram dirigidas pela Cia Pé na Terra.  O especial São João e o Palhantes Dançassus.


 














Na Edição Especial Freak Show a Cia. pé na Terra participou com a construção de um número inédito: o Manual do Suicida fracassado. Um  cara tenta se suicidar e nunca consegue , sempre aparece um outro palhaço para atrapalhar.Acontecem coisas inusitadíssimas que levam à reflexão sobre a miséria emocional humana.

 

















ABAETÉ: Circo, Cultura e Educação Ambiental









Caruru dos Sete Poetas na cidade de  Cachoeira, Bahia.





Trabalhando coma perspectiva de levar palhaço para se inserir em todos os meios, a ação da Cia. Pé na Terra têm efetivado a aproximação entre  as artes da poesia e do palhaço.








Parte-se do pressuposto que poesia é tudo aquilo que o coração sente e que a mente pode etender. Essa é a arte do palhaço.





Continuando a participação do ano anterior em que integrantes da Cia. Pé na Terra contribuíram para completar 7 palhaços no evento dos Sete Poetas, no ano de 2008 é apresentado um espetáculo: Clownsicos poéticos ou Palhaços e poesia.




No ano de 2011 um cortejo de sete palhaços,  incluindo Cia Pé na Terra e convidados abre o evento seguido de espetáculo formado por diversos números focando a comicidade humana no ato poético.














Espetáculos


Didi Siriguela e Caxambó em: O Maior Espetáculo da Terra





Ficha Técnica


Criação, Concepção e Direção
Carla de Miranda e Igor Sant’Anna


Elenco
Carla de Miranda (Didi Siriguela)
Igor Sant’Anna (Caxambó)


Rider Técnico


Espaço
Espetáculo a ser realizado em arena ou semi-arena/rua (180º), em que a platéia faça uma roda em pé ou fique em arquibancadas

Dimensões do espaço cênico
6 a 10m largura X 6m de profundidade

Cenário
Sob a responsabilidade do grupo

Iluminação
4 set light’s no local (em caso de apresentação noturna)


Duração do espetáculo
1 Hora










Um comentário: