quarta-feira, 5 de abril de 2017

IV Festival Internacional Diamantino de Circo

* Por Igor Sant'Anna Caxambó
Participar do IV Festival Internacional Diamantino de Circo pra mim foi uma honra. Mais do que isso, me senti como se estivesse fazendo parte da escrita de uma nova história. Houve algo de peculiar, muito peculiar neste festival que aconteceu entre os dias 10 e 19 de fevereiro de 2017 no Vale do Capão, distrito de Caeté-Açu, em Palmeiras-BA, e envolveu também outras localidades da Chapada Diamantina.

Foi um festival organizado pela Família de Artistas e Amigos da Arte do Vale do Capão em parceria com o Circo do Capão. Logo de início sentimos a força de algo que acompanha desde as mais antigas referências da história do circo: a força da família!!!


Eu pude juntamente com a Cia Pé na Terra vivenciar na prática e comprovar a veracidade da proposta do Festival inscrito na sua página (http://www.festino.info/historia-do-fesival). 

Foi fabuloso participar desse evento e poder somar a toda essa proposta. Sempre foi princípio da Cia Pé na Terra a arte engajada. Mas não fazemos arte engajada na contestação, ou antagonização de qualquer sistema que não dá certo. Estamos engajados em criar novas realidades. Amadurecermos enquanto seres humanos. Gerar liberdade interior na nossa caminhada. Deixar que a arte cumpra sua função de cura!!!

O IV Festino se destaca logo de início se propondo ao respeito com a realidade local da comunidade, do ambiente. Respeito às crianças ao criar espaços livres de drogas e álcool durante o evento.

A prática de bate-papo sobre temas foi também marca. Participei do bate-papo com o tema "Arte Cura" que contou com a presença de Dr. Áureo Augusto que trouxe um debate incrível sobre a amplitude das possibilidades humanas de cura e a importância da arte nisso tudo.

Foi muito inspirador pra minha proposta que foi num dia posterior, com o tema "O Palhaço-educador: a arte da desescolarização" com debates inspiradores e pessoas maravilhosas.

Além de bate-papo foi muito emocionante apresentar espetáculo Tcharacuthara no festival, um pouco antes do Menzo (Arg) e também oferecer uma oficina cujo cenário foi a lona do circo. 

O festival nos proporcionou um lindo encontro com diversos artistas do mundo. Tinha de Latino-Americano até Europeus de diversos países, apresentando diversas técnicas circenses. Foram espetáculos incríveis, profissionais de responsabilidade. A nossa geração do circo agradece.
Além de Espetáculos de rua, espetáculos no circo. O Cortejo pelo Vale do Capão foi incrível. Miríades de artistas, performances à paisagem dos morros que circundam e abrigam o Vale do Capão.
Esse festival abre um marco diferencial nos encontros, que é o respeito à convivência com os nativos e a prioridade à família, dando exemplo a muitos eventos que venham a ocorrer no Vale do Capão e no mundo.

Saudações
que venham mais
Vida longa ao FESTINO!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário