sábado, 17 de setembro de 2016

2° Curso Intensivo de Iniciação à Pesquisa do Palhaço Pessoal




PROPOSTA DO CURSO 
E o palhaço, o que é? Venha descobrir a força desse arquétipo dentro de si! Através deste curso, Igor Sant'Anna, o palhaço Caxambó, convida os participantes para experenciarem o SER PALHAÇO. 

Oferecido para pessoas já iniciadas ou não, com experiência ou não, este curso oferece uma oportunidade de dar START (ou RE-START) na iniciação à pesquisa nas técnicas do palhaço, com o objetivo de extrair o palhaço natural que há dentro de cada um de nós, a inocência inerente a todos, escondida, reprimida pelas máscaras sócio-comportamentais da sociedade.
Um grande palhaço falou que todos nós nascemos palhaços, mas quando crescemos aprendemos a mentir... O foco principal deste curso é a busca pela espontaneidade corporal, como reflexo do que há de autêntico e sincero em nós. 

Mas como continuar espontâneo estando em cena?Sendo o foco?Como silenciar a mente e transferir energia para o resto do corpo e atingir um equilíbrio corpo/mente?


Atingir um estado de consciência cujo parâmetro seja o estar presente, pleno, autêntico e espontâneo, passa por descondicionar nossas atitudes. Como romper as máscaras sociais implantadas no nosso comportamento desde que somos pequenos? 

O curso provoca reflexões acerca dos condicionamentos a que fomos submetidos pelo processo de escolarização espartana, militarista, industrialista e competitiva da sociedade, buscando uma desescolarização através de práticas corporais, energéticas e jogos cooperativos.

CONTEÚDO/METODOLOGIA: 
- RESPIRAÇÃO Técnicas de respiração. Respiração abdominal, intercostal, peitoral em busca de uma respiração completa. Respiração das tensões corporais cotidianas. Respiração das emoções. Respiração como início dos movimentos corporais e como uma maneira de se chegar à consciência corporal.
- DANÇA PESSOAL RITMICA Construção de um ritmo pessoal a partir da ginga da Capoeira Angola. A capoeira angola mistura luta, dança e expressão corporal. Antes de qualquer combate com o outro a capoeira é uma luta contra nós mesmos e as próprias limitações corporais. Serão trabalhados aspectos da corporeidade ancestral da capoeira como ferramenta de autoconhecimento corporal, ritmo pessoal e espontaneidade. Na prática ocorrerá um encontro com uma dança sagrada pessoal que possibilite uma dilatação energética.
- JOGOS COOPERATIVOS Uma maneira de disciplinar o corpo para a produção de máscaras sociais é através da instalação de um sistema de comportamento competitivo. Serão trabalhados diversos jogos cooperativos a fim de dissolver os automatismos de relacionamentos sociais e facilitar o surgimento da espontaneidade coletiva. È um treino essencial para a construção de uma presença pessoal e de uma personalidade cênica.
- DILATAÇÃO ENERGÉTICA Serão trabalhados exercícios individuais que visam a constante reavaliação da dilatação energética humana. Entrar em cena e realizar ações que levem o público a sentir a irradiação do ser. Provocar reações emocionais do público. Se colocar em situações ridículas levam também a estados de energia indescritíveis, se não negarmos a situação ridícula nas quais nos colocamos.

 - CARGA HORÁRIA:  36 Horas
- DIAS E HORÁRIOS: 
22, 23, 29 e 30 de OUTUBRO de 2016
05 e 06 de NOVEMBRO DE 2016 
das 8:30h às 15:30h (com 1h de intervalo para almoço) 


INVESTIMENTO: R$ 300,00 


LOCAL: a confirmar

FACILITADOR: Igor Sant’Anna


Igor Sant´Anna é o palhaço Caxambó, desde o ano de 2005 quando se formou no Curso de Iniciação à pesquisa na Técnica do Clown por Alexandre Luís Casali (SSA). No ano de 2007 funda a Cia Pé na Terra e através da prática constante de atuação na arte de rua cria, atua e dirige números e espetáculos de palhaço. Em 2009 inicia a carreira de pai. Educador dos próprios filhos pratica a desescolarização de si como forma de não atrapalhar o processo educativo do outro. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia, tem como foco de pesquisa-ação da relação entre a arte do palhaço e a educação desescolarizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário