quinta-feira, 31 de maio de 2012

OFICINA INSCRIÇÕES CORPORAIS

Cumprindo a programação de curso e oficinas da Cia Pé na Terra, convidamos todos a participar da Oficina Inscrições Corporais.
A oficina Inscrições Corporais é focada na prevenção de neuroses por meio da compreensão das fases do desenvolvimento humano de 0 a 6 anos, os transtornos mais comuns em cada etapa, o reconhecimento das inscrições corporais no adulto e a prevenção dessas dores a fim de atenuar as projeções em nossas crianças.

Voltada para cuidadores de crianças, aborda reflexões sobre os padrões genéticos e a relação com a educação e como a educação pode reforçar ou atenuar as dores dos padrões genéticos no corpo humano.





QUANDO? duas turmas, uma no Sábado, dia 14/07/2012 e outra no Domingo dia 15/07/2012
ONDE? Biocentrum - Rua Deputado Cunha Bueno, 55, Rio Vermelho |3ª andar Salvador - Bahia - Brasil (no Edifício da Escola de Teatro Sitorne)

QUE HORAS? 8h às 18h
CARGA HORÁRIA POR TURMA? 8 horas/aula

INVESTIMENTO: Inscrições até dia 30 de junho = R$ 230,00
Inscrições até dia 13 de julho = R$ 270,00

INSCRIÇÕES E MAIORES INFORMAÇÕES:
pelos tels 8832 8805 (OI) / 9142 9236 (TIM) / 3506 8805 (FIXO)
pelo e-mail contato@ciapenaterra.com

VAGAS LIMITADAS!!!!


PROGRAMA
- Introdução teórica e prática sobre compreensão de singularidades via padronizações na vida adulta por uma tendimento inadequado ou excessivo nos primeiros 6 anos.

- Tipo A Padrão regido na barriga e nos três primeiros meses Características físicas Características comportamentais. Desvios de comportamento mais comuns. Reforços positivos e o incrível poder de criação desse caráter Dinâmica corporal

- Tipo B Padrão regido nos dois primeiros anos de vida Características físicas Características comportamentais. Desvios de comportamento mais comuns Reforços positivos e a excelência de comunicação desse caráter. Dinâmica corporal.

- Tipo C Padrão regido por remissão à fase anterior Características físicas Características comportamentais. Desvios de comportamento mais comuns. Reforços positivos e a capacidade de liderança desse caráter. Dinâmica corporal.

- Tipo D Padrão regido por volta de 2 a 4 anos de idade Características físicas Características comportamentais. Desvios de comportamento mais comuns. Reforços positivos e a incrível resistência desse caráter. Dinâmica corporal.

- Tipo E Padrão regido por remissão à fase anterior Características físicas Características comportamentais.Desvios de comportamento mais comuns. Reforços positivos e o poder de organização desse caráter. Dinâmica corporal.

- Tipo F Padrão regido entre 5 e 7 anos Características físicas Características comportamentais.Desvios de comportamento mais comuns. Reforços positivos e a louvável persistência desse caráter Dinâmica corporal

- O lado A e o lado B de cada caráter Como o atendimento às necessidades da criança previne a neurose. Como projetamos nossas dores repetindo comportamentos com nossos filhos Nossas dores e prazeres Identificando porcentagens de cada fase em nossos corpos. Dinâmica para identificação em nossos corpos. A dor libertária de saber quem somos, quem estamos nesse momento.

- A continuidade somática e o livre arbítrio

- Corpo, arte e conclusão

*Cláudia Rodrigues é jornalista desde 1986 e terapeuta reichiana desde 1998. Autora de "O Lado Esquerdo da Asa da Borboleta Amarela”, Ed. Céu e Terra, 1997 e de “Bebês de Mamães Mais que Perfeitas”, Ed. Centauro, 2008. Seu trabalho foca o universo psíquico nas várias fases de desenvolvimento do ser humano.

Fonte: http://www.buenaleche-buenaleche.blogspot.com.br/


Quem é Reich?

Wilhelm Reich foi um médico austríaco nascido em 1896, formou-se em 1922 e iniciou seu trabalho com pacientes vítimas de distúrbios mentais na Universidade Neurológica e Psiquiátrica. Em 1924, concluindo sua pós-graduação entrou para a Sociedade Psicanalítica de Viena, era amigo de Freud, mas desligou-se dela em 1930 devido aos avanços de seus estudos sobre sexualidade humana, fortemente atacados pela política sexual da época. Migrou para Alemanha e continuou seu trabalho, mas em 1933 foi forçado pelo nazismo a sair de Berlim. Foi para Oslo, na Noruega, e lá trabalhou no Instituto de Psicologia da universidade local. Em 1939 deslocou-se para Nova Iorque e lançou, em 1942, em inglês, o livro “A Função do Orgasmo”.

Reich dava grande ênfase à importância de desenvolver uma livre expressão dos sentimentos sexuais e emocionais dentro do relacionamento amoroso maduro. Ele enfatizou a natureza essencialmente sexual das energias e descobriu que a bioenergia era bloqueada de forma mais intensa na área pélvica de seus pacientes. Trabalhar com sexualidade naquela época despertou a ira de vários segmentos sociais, mas também simpatia dos intelectuais contraculturais.

Nos EUA ele fundou ao lado de colegas e alunos o Instituto “Orgone Universal” e iniciou estudos sobre a psicopatologia do câncer. Os estudos de Wilhelm Reich, baseados em investimentos na recuperação da saúde e na vida biológica iam contra os interesses e caminhos já direcionados da FDA (Food and Drugs Administration) de “atacar” e matar a doença e ele começou a ser severamente perseguido, seus livros foram queimados, o instituto fechado e acabou sendo preso em 1957 depois de um longo dossiê apresentado pela FDA contra ele. Faleceu na prisão em oito meses, incrédulo.

Analisando os efeitos da respiração no ato sexual sobre o indivíduo, Reich chegou à conclusão que seu uso harmonizaria o corpo físico, com implicações na própria mente, normalizando o fluxo de trocas com o meio, pela correta absorção do orgônio, a energia vital do corpo, que ele tentou medir e comprovar a existência incansavelmente até morrer. Hoje podemos comparar o orgônio que ele tanto tentou provar com o Chi da medicina Chinesa ou o Prana dos Indianos.

Reich jamais atacou Freud, eram amigos, mas a psicanálise estava construída politicamente no engessamento das idéias em torno daquilo que dissera Freud. Onde quer que fosse, Reich era tratado como louco, e suas idéias como pura mistificação.

Alguns de seus seguidores atribuem a prisão, bem como as anteriores perseguições, a uma eventual conspiração da sociedade política e econômica freudiana.

Deixou uma vasta obra de ensaios e pesquisas que ainda não foram totalmente identificadas devido à queima de arquivos.

Entre seus livros traduzidos para o português podemos destacar:

* Análise do Caráter
* Psicologia de Massas do Fascismo
*Escute, Zé Ninguém!
* A Irrupção da Moral Sexual Repressiva
* O Assassinato de Cristo
* "A Função do Orgasmo", Ed. Brasiliense
* "Paixão da Juventude", Ed. Brasiliense
* "Psicopatologia e Sociologia da Vida Sexual", Ed. Global
* "A Revolução Sexual", Ed. Zahar
* "Materialismo Dialético e Psicanálise", Editorial Presença (Portugal)
* "O Combate Sexual da Juventude", Textos Marginais, Ed.Dinalivro (Portugal)
* "A Aplicação da Psicanálise à Investigação Histórica",
Textos Marginais, ed.(?) (Portugal)
* "Casamento Indissolúvel ou Relação Sexual Duradoura?",
Ed.Dinalivro (Portugal)
* "O que é Consciência de Classe", ed.(?) (Portugal) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário