quarta-feira, 12 de julho de 2017

10 anos de Cia Pé na Terra!!!

*Por Carla de Miranda e Igor Sant’Anna



É com muito prazer que anunciamos o 10° Aniversário da Cia Pé na Terra e ao mesmo tempo uma despedida. Nossa família estará se mudando para Floripa(!!!) no mês de Agosto, por isso nossas comemorações se antecipam para iniciar no mês de Julho esse ano. 

Desde 2007 iniciamos nosso trabalho de palhaçaria, quando nos conhecemos no Curso Avançado de Pesquisa na Técnica do Clown, de Alexandre Luís Casali.

Desde então, muitos parceiros passaram por nossa companhia, deixando suas contribuições para o que construímos e somos hoje. Agradecemos a Rosialine Roedel, Ricardo Borges, Thiago Enoque Sabiá, Nelson Aguiar, Zé Diego, Marcos Lopes, Alexandre Varapau Carvalho.

Tecemos a carreira nas ruas, praças e parques da cidade de Salvador marcando também presença em diversos eventos baianos como Grande HeinComTraço de Palhaço; Convenção Baiana de Malabarismo Circo e Arte de Rua; Caruru dos Sete Poetas(Cachoeira-BA); Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana- BA; Festival Internacional Diamantino de Circo.

Desde 2008 começamos o que viria a se configurar uma residência artística no Parque de Pituaçú. São 9 anos de Parque de Pituaçú! Nesse tempo muita coisa aconteceu. Ali naquele território sagrado iniciamos a montagem de nossos principais espetáculos, concebemos e parimos o Movimento Abre-Rodas (MAR de Palhaços), recebemos o Rua das Artes Encontro de Circo, realizamos os Encontros de Circo e Desescolarização, produzimos espetáculos de artistas nacionais e internacionais como Cia da Sorte (Brasília) e Alvaro Henriquez (Chile). Tudo isso construindo em paralelo  um trabalho com a comunidade no entorno do parque, assumindo inclusive parcerias com organizações locais como a Escologia e a A+Comunidade.

Em 2015 se destaca o Pé de Circo no Parque, projeto aprovado pelo Edital Arte em Toda a Parte da Fundação Gregório de Matos em que realizamos ações de plantio e enraizamento do circo nos territórios do entorno de 4 parques (Pituaçú, Abaeté, Da Cidade e São Bartolomeu), oferecendo formação em Palhaço-Educador e espetáculos da Cia Pé na Terra e convidados (Nariz de Cogumelo, João Lima, Demian Reis, Alenk Nobre).

Esse plantio já gerou frutos. A partir dali se estabeleceu uma salutar parceria com a Casa da Música no Parque do Abaeté e desde então a inexorável presença dos palhaços-educadores nos eventos, contribuindo para as propostas de sustentabilidade da casa para o Parque do Abaeté.

Outro fruto importante é a parceria com a A+Comunidade, o que veio a coroar e dar ênfase à existência do conceito de Palhaço-Educador cultivado há tantos anos nas práticas da Cia Pé na Terra. Juntos idealizamos um projeto “Bairro-Escola : pela construção de um Projeto Político Pedagógico para o território do bairro de Pituaçú”.

Como consequência hoje, mas por mérito próprio da comunidade, esse projeto vem se realizando nos encontros do Pituaçú em Rede, um encontro de artistas e grupos culturais de Pituaçú para fins de realização do Festival Alternativo Pituaçú em Rede, a acontecer em setembro de 2017.

Na esteira desse movimento, comemoramos nosso aniversário, já oferecendo uma prévia do Festival Alternativo Pituaçú em Rede. Teremos espetáculos, workshop e bate-papo.

16/07 Espetáculo “Show de Fraldas”
Parque de Pituaçú / 16 horas / $ contribuições espontâneas no Chapéu $.

Vários amigos palhaças e palhaços de Salvador aparecem para tecer juntos um grande espetáculo varietê para o(a) palhacinho(a) que vai nascer, mais novo integrante da Família Pé na Terra. 

23/07  Espetáculo Neca de Pitibiriba 
Parque de Pituaçú / 16h / $ contribuições espontâneas no Chapéu $.

O espetáculo Sólo de rua do Palhaço Igor Sant’Anna Caxambó que c Neca de Pitibirba, expressão popular que significa "nada", "bulhufas", "nadica de nada". O espetáculo busca a pura arte do palhaço, com pretextos para interação com o público, que são puras bobagens, desde a tentativa de aprender a fazer malabares com três claves, até a promessa de fazer o salto clássico de palhaço "mortal, triplo escarpado, la escarpeta, alá Daiane dos Santos, com a língua saindo pelas orelhas". No meio do caminho intensas interações com o público, formação de torcidas, mobilização da participação das pessoas, diálogos e mensagens político-educativas. 
OBS: ANTES DO ESPETÁCULO , ÀS 15 HORAS TEREMOS UM BATE-PAPO COM iGOR SANT'ANNA CAXAMBÓ. TEMA: ARTE NA RUA, OCUPAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO E SUSTENTABILIDADE"


27/07 e 28/07 Workshop “O palhaço que habita em nós”
Casa Guió (Rio Vermelho) / 19h às 22h / $ 100,00$ 

Meu palhaço interior saúda o seu palhaço interior. Neste workshop voltado para qualquer pessoa interessada com ou sem experiência prévia, será proposto a investigação do ser palhaço como uma possibilidade de qualidade de vida. Todos nascemos palhaços, mas vamos perdendo qualidades na proporção dieta com que vamos perdendo a inocência infantil. Serão ensinadas técnicas que nos auxiliam a melhorar nossa maneira de nos relacionar socialmente, a vivermos mais presentes e mais bem humorados. 


30/07 Espetáculo Família Pé na Terra 
Parque de Pituaçú / 16h/ $ contribuições espontâneas no Chapéu $.

Didi Siriguela e Caxambó vão tentar apresentar seu mais antigo espetáculo na íntegra, mas suas duas crias não deixam mais o espetáculo ser como antigamente. Só há uma opção: incluir os pequenos na participação do espetáculo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário