segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Palhaço não é pra criança: é pra ser humano!!!


*Por Igor Sant'Anna Caxambó

Quando chega mÊs de outubro pra palhaço é igual a mês de junho pra sanfoneiro. Na nossa sociedade brasileira aprendemos a associar a criança ao palhaço. Quando se fala em palhaço vem logo aquela idéia de que é pras crianças. 


Engraçado é que constantemente, quando estou formando minha roda na rua pra apresentar espetáculo, vejo adultos se escudando nos filhos e falando : "olha ali filho, o palhaço", quando na realidade quem mais quer ver o palhaço é o próprio pai. Tudo bem, nada de errado nisso. Mas não poderia deixar passar sem fazer uma reflexão fundamental.


Minha reflexão veio no dia Cosmo e Damião. Pra quem não sabe são dois santos, irmãos, crianças que curavam pessoas. É uma tradição aqui na Bahia nessa época do dia 27 de setembro haver um caruru oferecido a 7 crianças. Também é comum se distribuir doces cheios de açúcar branco, paradoxalmente associado a uma data, digamos, de cura, de saúde. 


Desde pequeno sempre decidimos aqui em casa nunca oferecer e até evitar que nosso filho comesse açúcar branco desde cedo (Se mais tarde ele quiser o problema é dele, mas isso são outros 500) e um dia nessa caminhada preocupada pela saúde, percebi o porquê das pessoas adultas fazerem tanta questão de dar doces pras crianças, com a maior satisfação e boa intenção de fazê-las felizes com isso.

Com a infância roubada pela escolarização que castra a corporeidade e o respectivo prazer de estar presente, os adultos vivem a vida do sistema e por isso viciam-se tão facilmente em prazeres anestesiantes como comer açúcar, beber álcool, consumir drogas, se distrair com TV...é claro que são casos e casos, situações e situações, umas mais profundas e outras menos...

Acontece que a criança vive no momento presente, no prazer pleno, absoluto da inocência. Cheias de energia por natureza, não precisam de nenhum prazer excedente. A alegria delas é inerente e a idéia de que ficam felizes porque ganharam presentes ou doces é pura projeção das expectativas frustradas dos adultos.

O mesmo acontece com palhaço. Na realidade, costumo dizer que quem menos precisa de palhaço são as crianças. Nós palhaços é que precisamos do estado de consciência delas para nos inspirar. 

O trabalho que fazemos é primeiramente para nós, para resgatarmos aquela criança interior nossa que ficou um pouco esquecida lá dentro, lá no fundo. Quando conseguimos resgatar naturalmente isso fará um bem a outros adultos e nossa arte é de chegar a expor nosso ridículo inocentemente, liberando emoções nos "altinhos".

Quando encontramos crianças, naturalmente elas identificam em nós palhaços nosso estado de inocência, de potência e isso gera conexão. Mas fundamentalmente quem deixa de estar presente, assumir a mente calculativa, viver o ritmo das máquinas, do capital, da revolução industrial, da produtividade econômica, do medo de um futuro que nunca chega e da seriedade crônica são os adultos que foram traídos e oprimidos, dobrados, rotulados, desconectados de si quando ainda eram crianças. 

Na realidade os adultos foram DESUMANIZADOS, no sentido em que nossa educação nos remete a nos tornarmos máquinas, produtivas, que se encaixem dentro de uma lógica sistemática e hegemônica. 

O resultado é que através da produção de neuroses em massa fomos transfigurados em uma espécie de monstros parte HUMANO, parte COURAÇA, e as crianças ainda não. Talvez nesse sentido o palhaço seja pra criança, mas para todas as crianças, aquelas que estão em nós, dentro de cada de um nós. Aquela porção de nós que ainda é totalmente humana, que precisa ser reascendida, resgatada. Aquela porção em nós que ainda tem potencial para ser feliz.

Mas para ser feliz não precisamos voltar a ser crianças, isso seria impossível. Precisamos apenas reconhecer que parte em nós é integralmente humana.

APROVEITO POIS PARA DIVULGAR UMA PORTA DE EXPERIMENTAÇÃO PARA ISSO, PARA NÓS ADULTOS. O primeiro curso de palhaço de formação do MAR de Palhaços em que eu juntamente com meu amigo Alvarito, estaremos realizando nesse próximo mês de novembro. maiores informações visite o blog do mar www.mardepalhacos.blogspot.com


2 comentários:

  1. mas paga quanto se eu fazer as aulas só posso as domingos e tem que ver os horários de sábado se for de manha otimo

    ResponderExcluir
  2. qual quer coisa eu estarei nesse endereço Ubiracimendes@hotmail.com.br

    ResponderExcluir