terça-feira, 1 de novembro de 2011

1º dia da Oficina Palhaçaria Popular Brasileira

A Oficina "Palhaçaria Popular Brasileira" está sendo oferecida gratuitamente a artistas e interessados, todos os domingos no Parque de Pituaçu.

Segue os princípios de uma arte popular e integra as ações do Movimento Abre-Rodas (http://www.movimentoabrerodas.blogspot.com/).

Neste domingo passado o primeiro dia da oficina foi um sucesso: "o objetivo desta oficina é pesquisar maneiras de se construir o palhaço juntamente com o público.O palhaço popular brasileiro nasce na rua, no espaço público, junto com os anseios do povo, mas também no intuito de despertar o povo para a vida."Falou o palhaço Caxambó, Ministrante da Oficina, integrante da Cia. Pé na Terra e um dos coordenadores do Movimento Abre-Rodas juntamente com Thiago Enoque Sabiá (http://obscenica.blogspot.com/).
 
Através da experimentação prática e de rodas de diálogos o processo formativo vai se dando. As respostas do público são a primeira orientação. Nesse domingo aconteceu muito isso. O público intervia e quando alguém não satisfazia no decorrer do exercício passado pelo palhaço ministrante da oficina, o  público opinava, tudo fazia parte do espetáculo. Muito interessante experiência.




A mímese, a imitação sempre foi a base do aprendizado do circo tradicional. Hoje o movimento pela busca do fazer tradicional não poderá nunca substituir os méritos dos nossos circos brasileiros, mas muito pelo contrário, vem afirmar essas práticas através do ponto de partida das práticas do circo contemporâneo.

Aqueles que se interessarem, é só aparecer, aos domingos 9:30h no Parque de Pituaçu.
A oficina é gratuita e aqueles que quiserem contribuir podem fazer voluntariamente, quando o palhaço Caxambó passa o chapéu. Aliás, passar o chapéu é como uma segunda oficina dentro da oficina de palhaçaria. A arte de passar o chapéu é acoplada à prática de rua mas é como se fosse uma outra arte independente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário