domingo, 25 de julho de 2010

Movimento Abre-rodas - 25/07

 RODA PITUAÇU

Por: Zédi (Espeto Zaratrusta)

O clima era de dúvida: Chove ou não chove? Será que tem gente? Quem será que vem? Quais números fazer?
As dúvidas vinham da cabeça de Zédi (Espeto Zaratrusta) enquanto esperava pelos seus companheiros. Nesse meio tempo uma trilha sonora deveras interessante se aproximou e se alocou no espaço onde as apresentações acontecem: Uma orquestra de berimbaus! Zédi ficou contemplando os ritmos e movimentos que o grupo realizava, quando Igor Santana (Caxambó) chegou para exercer sua função. Enquanto confabulavam sobre o roteiro, números etc., Zédi explicava que estava sem roupa, nariz e maquiagem, o que foi rapidamente contornado com auxílio de Caxambó. Um grupo de pessoas se aproximou de Igor dizendo que iria acontecer um grupo vivencial ali e desta forma alinhavaram como as duas ações poderiam ocorrer. Neste momento chegou para exercer a função nosso querido Duda (Pernácio). Com a chegada dele, foi iniciado o processo de maquiagem enquanto definiam-se os números a serem apresentados. Optou-se então por iniciar a roda com um número solo de Caxambó com os malabares, em seguida viria o jogo de improvisação Clownpoeira, depois um número que Espeto e Caxambó estão criando, abelha abelhinha com Espeto e Pernácio e por fim o salto final de Caxambó.
Quando a maquiagem foi terminada, os três foram convidados a dançar junto com grupo que desenvolvia a sua vivência. Os três paspalhos então já começaram a interagir com o público, esquentar seu corpo e sua presença. No final o grupo “passou o bastão” para os palhaços e então o Abre-rodas pode ter início.
Os números tiveram uma boa aceitação, de um bom público que esteve presente na roda, assim como Espeto, Caxambó e Pernácio estavam se divertindo e principalmente improvisando muito! Se tiver uma palavra que pode classificar este abre-rodas foi o improviso. Os números transcorreram de uma forma muito fluída, o público de fato comprou a idéia dos palhaços, e com isso muitas risadas puderam brotar. Por fim Caxambó cantou o seu repente e então passou o chapéu, digo, passou logo a sacola! Que veio recheada...
Mais uma missão desenvolvida com muito amor e carinho e com a convicção da importância da nossa missão/função de palhaços de rua. Domingo que vem tem mais...Encontro com vocês lá, ok?!



RODA DIQUE DO TORÓRÓ
Por: Thiago Enoque Sabiá
e no dique foi assim...
 est eu a caminho do Dique do Tororó, como, várias armas de Jorge. pandeiro, flauta, chocalho, malabres, e muito intento.
no caminho lindo que seguia até o Dique, passava revesando os instrumentos para tocar. hora com a flauta, ora o pandeiro.
por onde passava, as pessoas já a observar-me, com minha roupa de "palhaço-cidadã o", malabares e brinquedo na mão. e a todos eu dizia, a alguns gritava: é lá no dique, se cheguem, muita diversão, amor e luz!!! se cheguem!!!
 
de longe, tocando, cantando, dando bom dia, avistei meus irmãos Santim Bufanda e Farrapo, já semi-prontos a ponto de iniciar a função. chegue tocando pandeiro, e eles no deque do dique. parei pouco antes deles para abraçar uma árvore, e segui a ao encontro deles.
 
de pandeiro na mão, começamos a ensaiar, nos três a música "o boa noite pra quem é de boa noite, o bom dia pra quem é de bom dia..." e tb, "adeus adeus, olha boa viagem, mas acabamos de chegar, olha boa viagem.." um esquente. tudo isso, sem ainda nos comprimentarmos, só nos olhamos e seguimos no improviso.
 
depois, paramos, nos cumprimentamos, segui me maqueando enquanto combinávamos.
 
"vamos fazer o cortejo, arrastar o povo daqui até a árvore grande ao lado do play e lá organizar a roda"  okokok
 
muito energia e música, comunicando, arrastando gente conosco.
 
no ponto marcado, já havia diversas pessoas a nos esperar, daí, fomos organizando, gente pra k gente pra lá, sente aqui, abra dalí, e papapa...e papapa...
 
seguimos com uma abertura que já fizemos outra vez.
nós, palhaços, tocando e cantando damos continuidade com alguma música, daí, durante a cantoria um Farrapo dispiroca, destrambelha, alopra e eu e Santin paramos, gritamos com o maluco, estabelecemos novamente o ritmo e voltamos a tocar e cantar. isso se repete + 3 vezes, na 3ª eu e Santim que estavamos tentando dar uma ordem à coisa, pegamos o imbécil do Farrapo dispirocado pelos braços, enquanto isso o doido continuando, daí, nós enchemos a boca de água, comunicamos ao público e cospimos água no mocorongo maluco do Farrapo.
o povo adora ver alguem se desgraçando!! ! hehehe
nesse momento em que todos sorriem do Farrapo e nós dando aquele gás no público, o Farrapo começa a chorar é quando de súbito eu e Santim olhamos para o público e pedimos aplausos para o Farrapo, que daí, para de chorar e começa a rir.
foi muito bom!!!
 
aproveitamos o momento da nossa chegada com música para falar do nosso movimento e largar um pouco da nossa filosofia palhaçal, dizendo da arte de rua e anunciando que será um espetáculo de chapéu.
 
no fim da primeira farsa feita por nós, a relatada acima, mais um tempinho para falar sobre nossa funçaõ ao público enquanto Santim e Farrapo se arrumavam para o Abelha-Abelhinha! !
muito bom!!! me diverti muito.
 
o idiota do Farrapo fazendo o branco, os dois confusos do número, foi uma merda divertidamente engraçada!!! kkk ri pra carambo!!!
 
de tudo rolou, foi muita diversão e aprendizado! 
o grande final ficou por conta da convidada da platéia, que vendo que Farrapo e Santin não se acertavem, ela por conta própria, encheu a boca de água e quando Santim chegou até ela de abelha rainha, ela largou água na cara de Santim!!! hehehe
foi o máximo!!! ninguém disse nada a ela, mas já estava sabendo que teria que se protejer e se adiantou!!! rsrsrs
 
logo em seguida, entrei procurando o velho Pafuncio de guerra, o piolho acrobata!!!
cadê? cadê? cadê? quem viu? quem viu? alguém viu aí?
e o povo: o que? o que?
Pafuncio!!!
os que já viram outra vez já estavam se divertindo. daí foi só alegria.
Santim fazendo sons com instrumentos e eu improvisando na rotina dos 3 saltos do pafuncio. 
muito bom!!!
no fim, Pafuncio pulou dentro da minha gorra e já emendamos com o chapéu!!!
 
foi demais!!
 
um dia formidável! 
 
ao fim da roda, andamos um pouco pelo Dique, para espreitar.
iriamos fazer outra roda, após conversarmos e identificarmos  os pontos fracos da função.
o tempo passou, brincamos de corda. crianças e adultos chegaram, mas o fluxo do Dique havia  caido pois era hora do almoço.
 
 
RODA CAMPO GRANDE

dado momento, Santim e eu decidimos ir para a Praça do Campo Grande para fazer uma roda conforme haviamos conversado.
 
Uauauauuuu
foi demais.
 
chegamos, tocamos, passamos pelas pessoas da praça, comunicamos a todos, chamamos o foco para nós. anunciamos que estávamos ali. as pessoas estavam sabendo. e nos observavam. optamos por fazer um pré-convocatória calma e tranquila, administrando o tempo.
tocamos, dançamos, cantamos, jagamos malabares e devagar as pessoas se aproximavam. primeiro, as crianças claro. essas, já escalávamos como ajudantes de roda, conversamos dizendo que iriamos fazer uma apresentação de palhaços e se elas queriam ver. todas disseram sim, daí, falamos para que nos ajudassem a organizar a roda. gente pra lá, gente pra k.
5 minutos!!! e não anunciamos mais que 3 vezes. a roda foi enorme!!! e enquanto isso, brincávamos, improvisamos com músicas e danças e brincadeiras e enfim ensinando e estimulando o público a bater paumas e a participar conosco!!!
vimos que esta formado e que já estavamos começando sem nariz...! ops é mesmo, até agora estavamos sem nariz!!! hehehe
paramos, pedimos para o publico que na hora que virassemos de nariz, que dessem muito aplauso gritos e tudo mais... e foi demais!!! viramos, aplausos e gritos e começamos, ou melhor, demos continuidade à funçao. esta se desenrolou numa estrutura semelhante a que fizemos no dique pela manhã. a que está narrada acima. porém, não teve o momento final com pafuncio. depois da abelha-abelhinha passamos o chapéu. iriamos continuar. conversamos de passar o chapéu 2 vezes. iriamos fazer um outro número que já fazemos a um tempo, que é o do boneco, mas percebemos que estavamos sem voz e preferimos agradecer a quem estava nos esperando continuar.
 
foi isso!!!
 
mais um dia de domingo do abre rodas!!!
 
LEMBRANDO!!!
SABADO QUE VEM, AS 15H30, NA PRAÇA DO CAMPO GRANDE!!!
VAMOS FAZER LÁ SÁBADOS E DOMINGOS!!!!

Um comentário:

  1. Olá!
    Eu e meu filho tivemos a oportunidade de estar com vocês no domingo 15/08 no Parque de Pituaçu assistindo o ping pong de piolho e a abelha rainha. Tivemos momentos de muitos risos. Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir