sexta-feira, 30 de agosto de 2013

6 anos de existência alegrando-se em corações


ANUNCIAMOS, COM TODO O PRAZER MAIS UMA COMEMORAÇÃO DA CIA PÉ NA TERRA. 6 ANOS DE EXISTÊNCIA, COM PROGRAMAÇÃO PARA DOMINGO 1°DE SETEMBRO DE 2013:APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO QUE FUNDOU A CIA: "Didi Siriguela e Caxambó em O Maior Espetáculo da Terra"


*texto Por Igor Sant'Anna Caxambó
Muitas vezes somos parabenizados pelas pessoas por sermos responsáveis em levar alegria para o coração das pessoas. Isso é muito comum, chega até ser um clichê essa idéia de que a missão do palhaço é alegrar o coração das pessoas. 

Por incrível que pareça, para nós do lado de cá, isso soa estranho. Não sabia o porquê até então, mas esses dias ao divulgar o aniversário de 6 anos da Cia Pé na Terra, e recebendo tantos parabéns,  andei refletindo porque soa estranho e também me quiestionando: 

Em primeiro lugar nossa busca é em emocionar as pessoas. Até então alegrar parece algo assim um pouco superficial. Muitas vezes experimentamos isso em nossas rodas, de levar a todos a gargalhar de perder o fôlego, e esse é o máximo que nos dá prazer, ver e sentir as gargalhadas do público. Ao que parece, apesar de ser riso, soar mais profundo do que alegrar. Mas no fundo isso não seria alegrar também?

Em segundo lugar, a intenção de alegrar as pessoas parece ser altruístico de mais. Em nosso treinamento de palhaços, nossa busca é na realidade em acessar o nosso prazer, com o crescimento dele, por incidente (olha que coisa paspalha), acabamos por alegrar as pessoas. Então é como assumirmos nosso verdadeiro egoísmo humano de que buscamos ali alegrar-nos simplesmente, alegrar nossos próprios corações e aí então o riso dos outros nos alimenta com sua energia. Mas no final das contas não estaríamos assim nos disponibilizando para alegrar os outros de qualquer maneira?

Para concluir então poderíamos dizer que na realidade então nós alegramos a nós mesmos no coração das pessoas, através deles e que cada pessoa se alegra usando a gente também, porque afinal sabemos que quando não somos aceitos em um lugar, quando uma pessoa não gosta de palhaço, não adianta, ao contrário de alegrar, se insistimos, ela vai mesmo é se irritar.

Alegrar-se é responsabilidade de cada um. Eu não posso alegrar, ou entristecer a outra pessoa. O que posso é me disponibilizar para que ela me use para alegrar-se. Por outro lado, da mesma maneira que as pessoas nos parabenizam pela missão, nós agora, depois dessas reflexões, vamos agradecer a todos que compõem nosso púbico e que nos permitem usá-los para alegrar-nos. A vida é assim: cada um responsável pelo que sente e nós comemorando 6 anos de existência alegrando-nos em corações.

abaixo Cia Pé na Terra na Agenda Cultural da Fundação Cultural do Estado da Bahia

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário