terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Natal presentes versus presença

Por Igor Sant'Anna

Fim de ano chegando, sentimentos ecoam, entonam. "Viva a Papai Noel! O bom velhinho!" ...mas, afinal , Natal não é a comemoração do nascimento do menino Jesus? Existe uma célebre tradição de se passar o natal com a família, de fartura à mesa e muitos presentes. Presentes dos mais diversos para a alegria da garotada.







Pensamos assim: se Papai Noel fosse um palhaço, considerando que a arte do palhaço é arte da PRESENÇA , o que ele faria seria trazer realmente as pessoas AO PRESENTE. Entendem a diferença? Às vezes na nossa sociedade, e isso é tão frequente, as pessoas, principalmente os pais e mães (falo isso porque sou pai) tentam substituir A PRESENÇA e o afeto ao vivo, tão preciosos para os filhos, com PRESENTES materiais. As crianças crescem sentindo alguma falta, cheias de coisas materiais mas com um vazio no peito, beirando a eterna incompletude moral e emocional.

Assim a Cia Pé na Terra tem como princípio a idéia de fazer espetáculos fortes, pulsantes e participativos, em que se misturem crianças e adultos numa união familiar. Palhaço não é só para criança, aliás, são as crianças que menos precisam da arte do palhaço. Nós adultos somos os que vivemos sempre remoendo o passado ou fazendo planos para o futuro. A arte do palhaço tem a função, de mesmo por alguns instantes trazer todos ao momento presente. Acreditamos que é assim que se cumpre a inocência da natureza da data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário