terça-feira, 22 de junho de 2010

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A pesquisa A pureza do silêncio: A fusão entre a arte do palhaço e a Lingua Brasileira de Sinais enquanto poética corporal no ensino de teatro, trata de um estudo de caso no qual levantou-se questões acerca da acessecibilidade do ensino das artes, a partir de uma experiência prática com educandos de uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do CAS Wilson Lins, instuição especializada no atendimento e educação de surdos. Através de aulas de teatro tendo como método as técnicas da arte do palhaço, articulada a LIBRAS, lançou-se um olhar sobre os sujeitos surdos na tentativa de apontar em sua forma de comunicação, potencialidades corporais em comum com a técnica do palhaço. O objetivo deste estudo foi discutir e refletir sobre o desenvolvimento de aulas de teatro com surdos da EJA, que dialogando com as diferenças, tornou-se um espaço de informação e formação a respeito destes indivíduos, sócio e culturalmente marginalizados. Neste relato é possível observar considerações sobre a arte do palhaço, aspectos históricos sobre a Educação de Jovens e Adultos, educação dos surdos, além de uma análise descritiva da metodologia proposta.


Palavras Chave:Palhaço, LIBRAS, Surdos, EJA, Teatro

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