domingo, 23 de maio de 2010

MOVIMENTO ABRE RODAS

É com felicidade que escrevo para anunciar que, um lindo movimento em prol da difusão da palhaçaria, da ocupação das ruas com a arte e o amadurecimento do fazer do palhaç@s dar-se continuidade, e com forças renovadas, a partir da iniciativa dos palhaços Sabiá (Thiago Enoque) e Caxambó (Igor Sant'Anna) e agora com mais duas colaboradoras, a palhaça Tororó (Rose Boareto) e a palhaça Ricota (Suzana Costa).
A iniciativa, que estou, por conta própria, pois palhaço é assim, um faz e o outro assume, batizando de Movimento Abre Rodas. Pois trata-se de aglomerar num dado momento uma massa cósmica de energia palhaçante, isto é, palhaç@s, num grande encontro.
ah tá, mas isso já acontece!
sim, sei, não sou idiota, posso ser imbecil, estúpido, mocorongo, mas idiota não!
o que esse movimento tem de diferente é o intento de abrir rodas!!! huhuhuhuh hehehehe
tá, falarei sério! kkkk
O Movimento Abre Rodas consiste em convidar diversos palhaç@s para participarem de rodas, em praças ou parques, com a finalidade de estabelecer-mos em devidos locais, a cultura da arte do palhaço.
como isso acontece?
No domingo dia 09 de maio de 2010, Caxambó, que ocupa já a bastante tempo o parque de Pituaçu, convidou diversos palhaços para participarem da sua roda, as 10h.
O intuito foi o de aproximar os palhaços primeiramente, alguns mais iniciantes com outros com um pouco mais de prática, experiência. O encontro foi lindo, e o chapeu, ficou destinado para a aquisição de um equipamento de som, próprio para rua.

legal, isso foi o que aconteceu. porém, eu, Sabiá e Caxambó, há um tempo estivemos experimentando na rua uma relação cotidiana, o que chamamos de "palhaço cidadão" (este nome foi usado a primeira vez pelo palhaço Xuxú). 
com esta experiência, constatamos o quanto nossa cidade é carente de arte de rua, como a nossa função é importante e crucial para um movimento de cura da alma, da consciência e como nós, palhaços, estamos esperando por algo vindo do céu para fazer o que nos é devido: levar a graça e operar a cura pelo riso.

desse modo, pensamos em eu e Caxambó, com apoio de outros palhaços, neste movimento.
o que isso quer dizer?
em Pituaçu já existe uma cultura de roda de palhaço aos domingo, esta foi construida ao longo de alguns anos de insistência pela Cia Pé na Terra (Caxambó e Didi Siriguela), mais especificamente falando em se tratando desta roda no Parque de Pituaçu. 
hj, em salvador temos rodas em Pituaçu ( Pé na Terra, domingo de manhã), praça do Campo do Campo Grande e Praça Ana Lúcia Magalhaes/Pituba (Nariz de Cogumelo, domingo a tarde e sábado a tarde), em Estela Mares(Malabres Màgicos, não sei o dia certo).
 
salvador tem muito mais bairros, ainda ocupamos pouco, ainda levamos pouco a nossa cultura, educamos pouco a nossa sociedade com a arte de rua. em qualquer periferia, as pessoas gastam seu dinheiro em festas e bebidas, o que caracteriza que não se trata do dinheiro estar só na mão dos que moram nos bairros nobres, porém, nestes locais, por motivo de acesso a cultura, as pessoas estão mais habituadas  a pagarem pela graça recebida através da arte.
queremos abrir rodas onde quer que seja, do bairro nobre à periferia, cada qual em sua realidade e cultura.
uma vez ouvi um mestre, o palhaço Chacovacci, dizendo: o palhaço tem que se exercitar na sua comunidade, tem que começar por ali, onde encontrará amigos e familiares, podendo exercer a cura nos que o amam mais de perto. e depois, fortalecido pela fé, depositada nele (no palhaço) pelos que o amam, confiante de que em casa a transformação está acontecendo, ele (o palhaço)
então sairá, para outras praças, parques, comunidades, cidades, países, mundos, pois lá onde ele surgiu, em sua casa, a semente da cura está plantada.

que a Luz esteja convosco!
que a Paz reine!
que a função da graça se exerce e a cura aconteça pelo riso!!!
Ãmem!!
do irmão
Palhaço Sabiá
* Fotos por  Malcon Robert

Nenhum comentário:

Postar um comentário